Tripé da vida saudável: alimentação correta, exercícios físicos e sono de qualidade

2020 nos mostrou o quão importante é cuidar da saúde. E por falar nisto, vale lembrar que a saúde não está ligada a ausência de doença, mas sim ao estado de equilíbrio do seu bem-estar físico, mental e social. Para conquistar uma vida com saúde e prolongada, é preciso se basear no tripé da vida saudável.

Os três princípios que regem essa premissa, são: atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade. Enquanto a alimentação e o exercício estão em holofotes, muitas vezes esquecemos uma das bases desse tripé. É possível que você se questione o porquê de o sono ser uma das sustentações para uma vida saudável, mas é ele o responsável por repor as energias e revigorar o corpo e a mente para um novo dia.

Durante o sono, nosso corpo fortalece o sistema imunológico, consolida a memória, e libera a produção de hormônios essenciais para as funções vitais. Por isso, respeite o seu sono, siga uma rotina de descanso de seis a oito horas por dia, sem interrupções, e lembre-se sempre que você pode dormir cansado, mas não pode acordar assim.

Para saber mais sobre o tripé da vida saudável, acompanhe o 14º episódio da websérie Ekosaúde, e entenda os benefícios da realização de atividades físicas e uma alimentação correta.